Otoplastia
Um procedimento cirúrgico que proporciona a melhora da forma, posição e/ou proporções das orelhas. Assim é a Otoplastia.
Cuidados necessários
Intervenção que permite a utilização de diferentes formas para correção de disfunções na região das orelhas, a Otoplastia exige alguns cuidados essenciais em prol da saúde e beleza do paciente. Confira abaixo.
- Consulta com um médico cirurgião especialista em Otoplastia para anamnese, escolha da técnica que será utilizada e alinhamento de expectativas;
- Realização de exames pré-operatórios;
- Orientações do jejum pré-otoplastia e preparo para cirurgia – como a suspensão do uso de nicotina nos dois meses que antecedem o procedimento;
- Realização e acompanhamento médico no pós-operatório, assim como o uso de faixa pós-cirúrgica.
Indicações
A Otoplastia é um procedimento cirúrgico indicado para aqueles que desejam realizar a correção ou minimização de deformidades como, por exemplo, as orelhas de abano.
Perguntas Frequentes
Otoplastia
Como é feita a Otoplastia?
A Otoplastia é realizada por uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. Por meio desse pequeno corte, a retirada do excesso de pele é feita, assim como o ligamento da cartilagem (para manter a flexibilidade da região). Por fim, o procedimento é finalizado com posto de fixação (preferencialmente, internos e absorvíveis), que têm a função de manter o novo desenho da orelha e fechar a incisão feita.
Qual o tempo de duração do procedimento?
Geralmente, a cirurgia de correção das orelhas tem duração média de uma hora e é realizada com o paciente sedado e com anestesia local.
Qual o tempo de recuperação?
Quando realizada em crianças, o tempo de recuperação e retorno às atividades pós-otoplastia é de uma semana. Já os adultos podem retomar seus compromissos dois dias após a cirurgia. Mas, atenção, tanto as crianças quanto os adultos devem manter os cuidados essenciais e proteger o local operado. Além disso, aqueles que utilizam óculos, devem manter as hastes por cima do curativo e de uma forma que não aperte a região.