Mastopexia (Elevação de Seios)

Conhecida também como Lifting da Mama, a Mastopexia é um procedimento cirúrgico que auxilia na reversão da ptose mamária, condição na qual as mamas têm aspecto naturalmente caído devido ao envelhecimento, amamentação ou grande perda de peso. 

Cuidados necessários

Como qualquer procedimento cirúrgico, a Mastopexia exige alguns cuidados pré e pós-operatório para garantir que o seu resultado apresente simetria e proporcionalidade das mamas. Confira.

  • O primeiro (e um dos mais importantes) é escolher um médico cirurgião especialista e de confiança; 
  • Realizar consultas de planejamento da cirurgia, o que inclui desde anamnese, exames pré-operatórios e escolha do implante ou não de próteses combinado à Mastopexia
  • Acompanhamento médico após a cirurgia para indicações de massagens específicas e feitas por especialistas de pós-operatório (o que ajuda no processo de cicatrização), repouso e alimentação balanceada. 
Antes Depois

Indicações

Este tipo de procedimento cirúrgico é indicado para mulheres que apresentam ptose provocada por flutuações de peso, amamentação, envelhecimento, fatores genéticos e até mesmo alterações hormonais que levam ao aumento da flacidez da pele. 

Perguntas Frequentes

Mastopexia (Elevação de Seios)

Como é feita a Mastopexia?

O procedimento é feito através da incisão com bisturi para a retirada do excesso de pele e levantamento das mamas, assim como para o reposicionamento da aréola.  A Mastopexia pode ser feita com ou sem prótese, o que deve ser feito alinhado com a expectativa do paciente e avaliação médica. 

Vale ressaltar que se a quantidade de mama e glândula mamária for boa, o cirurgião pode utilizar a própria glândula da paciente para preencher a mama.

A Mastopexia (com ou sem prótese) pode durar entre duas a três horas. O tempo varia de acordo com a complexidade e objetivos da cirurgia.

O tempo de recuperação da Mastopexia é gradual, sendo o repouso inicial de até uma semana. Já o retorno das atividades normais inicia-se após 20 dias da realização do procedimento, enquanto os esforços mais intensos são liberados cerca de dois meses pós-mastopexia.

Seguindo as orientações médicas e cuidados pós-Mastopexia, os resultados são duradouros. Mas vale reforçar que o procedimento não reverte o processo natural de envelhecimento, ou seja, pode haver reincidência de queda das mamas com o passar dos anos  – o que pode ocorrer também no puerpério e em casos de grandes perdas de peso.