Cruroplastia (Lifting de Coxas)
Cirurgia plástica que proporciona a remoção do excedente de pele e gordura da parte interna das coxas, além de redefinir o desenho do contorno da área, a Cruroplastia é conhecida também como Dermolipectomia Crural ou Dermolipectomia em coxas.
Cuidados necessários
Por ser um procedimento cirúrgico, a Cruroplastia exige alguns cuidados especiais para evitar a intercorrência de complicações como abertura dos pontos, queda dos tecidos, edema (inchaço), equimoses (manchas roxas) e até mesmo sangramento discreto. Essa atenção extra deve começar no pré-operatório: escolha um médico especialista e de confiança para realizar desde os exames quanto o planejamento do procedimento. Mas, fique atento também aos itens listados abaixo:
- No pós-operatório, faça o uso de malha compressiva e meia antitrombótica por pelo menos 30 dias;
- Evite a movimentação exagerada das pernas e as mantenha o máximo possível para cima por três dias após a cirurgia;
- Suspenda a prática de esforço físico intenso por 60 dias;
- Siga todas as orientações médicas e, além do uso de anticoagulantes (de acordo com a recomendação do cirurgião para a sua necessidade), faça a drenagem pós-operatória para minimizar as chances de quadros de seromas e cicatrizes alargadas.
Indicações
A Cruroplastia é recomendada para pessoas que apresentam flacidez, excesso de pele e gordura nas coxas causadas por envelhecimento ou por uma grande perda de peso. Vale ressaltar que, quando necessário e após avaliação médica, esse procedimento pode ser combinado com a lipoaspiração para um resultado mais completo.
Perguntas Frequentes
Cruroplastia (Lifting de Coxas)
Como é feita a Cruroplastia?
Realizada em ambiente hospitalar, a Cruroplastia é feita com a marcação dos pontos dos locais com excesso de pele, seguida da infiltração da anestesia e lipoaspiração das áreas indicadas. Na sequência, acontece a retirada do excesso de pele e de gordura das coxas, assim como o controle do sangramento dos vasos por meio da cauterização com bisturi elétrico. Por fim, fazemos pontos internos de adesão para minimizar o acúmulo de líquidos (seroma) e a sutura de toda a região, acompanhada do curativo.
Qual o tempo de duração do procedimento?
A cirurgia conhecida como Lifting de Coxas pode durar de duas a três horas. Por ser feita com anestesia geral, o paciente deve ser mantido internado e em observação por 24h.
Qual o tempo de recuperação?
Após a Cruroplastia é recomendado que o paciente se mantenha afastados das atividades normais por duas a quatro semanas, podendo chegar até seis semanas de repouso. Já a liberação para exercícios físicos mais intensos acontece após oito semanas da cirurgia.
Após a cirurgia é preciso fazer a retirada dos pontos?
Não. Na Cruroplastia utiliza-se a cola cirúrgica para fechamento das incisões, o que elimina a necessidade de pontos externos e facilita os cuidados do paciente com os curativos pós-procedimento.