Blefaroplastia
A cirurgia das pálpebras. Essa é a Blefaroplastia. De rápida recuperação e indolor, o procedimento trata a flacidez na região dos olhos e, além de favorecer a aparência estética e a jovialidade, a intervenção beneficia aqueles que têm dificuldades de enxergar em decorrência do excesso de pele e gordura orbital da região das pálpebras.
Cuidados necessários
O procedimento que dura cerca de 40 a 60 minutos é realizado com anestesia local e sedação. A técnica utilizada pode variar de acordo com o objetivo e necessidade do paciente. E por isso, alguns cuidados são fundamentais. Confira abaixo.
- Consulta com cirurgião especialista na área dos olhos para análise da saúde integral do paciente e avaliação do tipo de Blefaroplastia que será realizada (superior, inferior ou total) e técnica (incisão, laser ou jato de plasma);
- Solicitação de exames pré-operatórios;
- Acompanhamento pós-blefaroplastia para indicações de cuidados extras e avaliação dos resultados.
Indicações
Indicada tanto para homens quanto para mulheres que apresentam sinais de perda da elasticidade e excesso de pele próxima aos olhos, a Blefaroplastia também é recomendada para aqueles que têm bolsas salientes ou pálpebras caídas.
Perguntas Frequentes
Blefaroplastia
Como é feita a Blefaroplastia?
A cirurgia na pálpebra superior é realizada uma incisão na pele, geralmente na prega palpebral para esconder, assim, uma improvável cicatriz. Através desse pequeno corte, os excessos de pele são removidos e, em alguns casos, uma parte do músculo palpebral e a gordura orbital. Por fim, a incisão é fechada, normalmente com sutura contínua e retirada cerca de uma semana após o procedimento.
Já quando feita na pálpebra inferior, a Blefaroplastia envolve, geralmente, a retirada ou o reposicionamento da gordura orbital (conhecida popularmente como “bolsas”). Esse tipo de intervenção pode ser feito pela via transconjuntival, sem abertura da pele ou por via cutânea, quando a remoção de pele é desejada. Nesses casos, a incisão é realizada a poucos milímetros da margem e a sutura também – sendo retirada após sete dias
Qual o tempo de duração do procedimento?
Feita com anestesia local com sedação, a realização da Blefaroplastia pode durar de 45 minutos a 2 horas, dependendo das variações técnicas, expectativas e planejamento do procedimento feito entre médico e paciente.
Qual o tempo de recuperação?
Geralmente, o pós-operatório dessa cirurgia é indolor e não apresenta a necessidade de oclusão ocular. Mas a ocorrência de edema e hematoma palpebral é inevitável, o que varia de paciente para paciente, sendo os primeiros cinco dias os mais complexos e permitindo que o resultado final seja observado após um mês da cirurgia. Para facilitar esse processo é necessário seguir as recomendações médicas.