Ninfoplastia (Cirurgia Íntima)
O Brasil é recordista mundial em cirurgia plástica. Para se ter uma noção, em 2017, quase 22 mil brasileiras realizaram uma cirurgia íntima segundo relatório global divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica. E o tipo de cirurgia mais procurada é a Ninfoplastia (ou Labioplastia), indicada para quem tem pequenos lábios muito grandes e deseja reduzi-los.
Cuidados necessários
Intervenção cirúrgica que dura de 50 minutos a uma hora e meia, a Ninfoplastia têm cuidados especiais para que o resultado esteja alinhado com a expectativa do paciente e planejamento médico. E claro, eles começam no pré-operatório (com exames e preparações) e com a escolha de um cirurgião especialista. Vale ressaltar ainda que o pós-cirúrgico é fundamental e pode incluir:
- Repouso por três dias após a cirurgia;
- Uso de roupas confortáveis e que não apertam a região íntima;
- Rotina de higiene específica e de acordo com a orientação médica;
- Compressas com gelo e suspensão de atividade sexual (ao menos por um mês).
Indicações
O procedimento é recomendado tanto para aquelas que desejam uma melhora estética na região quanto para quem sentem incômodos e dor na área causado pelo atrito durante o ato sexual. Além disso, a cirurgia de redução dos pequenos lábios é indicada para minimizar a ocorrência de infecção fúngica, como a candidíase.
Perguntas Frequentes
Ninfoplastia (Cirurgia Íntima)
Como é feita a Ninfoplastia?
A Ninfoplastia pode ser feita com várias técnicas, sendo as mais comuns a realizada com laser ou a cirurgia de alta frequência. Nesses dois métodos, o médico especialista realiza incisões nos pequenos lábios e, na sequência, costura suas bordas de uma maneira que torne as cicatrizes imperceptíveis. Os pontos para fechar os cortes são feitos com fios absorvíveis pelo organismo, ou seja, o próprio corpo absorve o fio cirúrgico.
Qual o tempo de duração do procedimento?
A realização do procedimento dura, aproximadamente, duas horas e os seus resultados são definitivos. Por ser uma cirurgia de baixa complexidade, a paciente é liberada do centro hospitalar no mesmo dia.
Qual o tempo de recuperação?
Inicialmente, o tempo de recuperação, com repouso e elevação das pernas acima da altura do tronco, são de oito dias. Após esse período, recomenda-se que a paciente realize o retorno às atividades normais de forma gradual e cuidadosa cerca de 15 a 20 dias pós-Ninfoplastia.
A Ninfoplastia aumenta a libido?
A intervenção cirúrgica em si não impacta no aumento ou diminuição da libido. Mas muitas pacientes têm uma recuperação da autoestima e confiança após a Ninfoplastia, o que afeta de maneira positiva na segurança e libido da mulher durante as relações sexuais.
Pacientes virgens podem realizar a Ninfoplastia?
As pacientes que nunca tiveram relações sexuais podem realizar a Ninfoplastia, afinal, o objetivo da cirurgia é melhorar a aparência dos pequenos lábios sem interferir nas estruturas internas. Vale ressaltar ainda que o procedimento não faz com que a paciente volte a ser virgem.
É permitido realizar relações sexuais após o procedimento?
As relações sexuais podem ser realizadas cerca de 30 a 45 dias após o Ninfoplastia, assim os tecidos operados serão cicatrizados de forma correta e as chances dos pontos romperam serão mínimas.
Quem realizou Ninfoplastia pode fazer parto normal?
Sim. O procedimento não altera as estruturas internas da região íntima feminina, sendo assim, as mulheres que realizaram a Ninfoplastia podem realizar o parto normal.