Reconstrução de Mamas

Muito além da estética, a Reconstrução Mamária é uma cirurgia plástica reparadora que pode ser realizada após a mastectomia (retirada das mamas em decorrência do tratamento contra o câncer). 

Cuidados necessários

Por ser um procedimento realizado em pacientes oncológicos, a cirurgia plástica de Reconstrução de Mamas, além dos cuidados básicos e essenciais de uma intervenção cirúrgica na região das mamas, exige atenção extra em algumas etapas como, por exemplo:

  • Planejamento cirúrgico multidisciplinar com o médico oncologista e o cirurgião plástico; 
  • Realização de exames pré-operatórios para avaliação da condição física e imunológica do paciente, assim como a escolha da técnica utilizada (implante de prótese de silicone, uso de expansor cutâneo e transferência de retalhos de pele). 
  • Análise do melhor momento para a realização do procedimento: imediata, ou seja, em conjunto com a mastectomia, enfrentando apenas um período de recuperação e minimiza a experiência de lidar com a perda de uma ou das duas mamas naturais; ou tardia, quando a paciente não tem condições clínicas e/ou psicológicas para realizar o procedimento imediatamente e prefere focar inicialmente na recuperação da saúde e depois se dedicar ao processo de reconstrução;
  • Pós-operatório com acompanhamento multidisciplinar com cirurgião plástico, oncologista e fisioterapeuta/massagista para minimizar intercorrências como edemas, sangramento e infecções.
Antes Depois

Indicações

Todos os pacientes oncológicos que tiveram a retirada total ou parcial das mamas podem realizar a cirurgia plástica reparadora após a finalização do tratamento do câncer.

Perguntas Frequentes

Reconstrução de Mamas

Como é feita a Reconstrução de Mamas?

Existem diferentes tipos de técnicas e métodos para a Reconstrução de Mamas. Geralmente, a mais realizada é a com implante de próteses, que é feita de forma similar a Mastopexia de Aumento. Mas há também casos nos quais o mais indicado é aproveitar tecidos da própria paciente, como a técnica TRAM  – Retalho do Músculo Reto Abdominal, na qual a reconstrução da mama é feita com tecido do abdômen inferior associado ao músculo reto abdominal.

Normalmente, a Reconstrução Mamária pode durar de uma a duas horas quando feita com o implante de silicone. Já nos demais casos, a depender da técnica escolhida, o procedimento pode durar até quatro horas.

O tempo de recuperação varia de acordo com a técnica e método utilizados. Quando realizada com prótese são necessários 15 dias de recuperação inicial. Já no procedimento feito com TRAM e na reconstrução com o grande dorsal, são necessários de três a quatro semanas, de acordo com a orientação médica.