Rinoplastia

Muito além da beleza e harmonização nasal, a Rinoplastia é um cirurgia plástica que auxilia também na correção de alterações do contorno do nariz  – seja de origem congênita ou traumática – e alivia a obstrução nasal. 

Cuidados necessários

O procedimento que proporciona mudanças como a redução ou aumento do formato e tamanho do nariz, corrigindo imperfeições e até mesmo afinando a ponta e reduzindo o excesso de dorso nasal, exige alguns cuidados especiais em prol da qualidade de vida e beleza do paciente. Confira abaixo. 

  • Consulta com médico cirurgião para avaliação da necessidade cirúrgica, análise da estrutura do nariz, anamnese e planejamento do procedimento;
  • Realização de exames pré-operatórios;
  • Acompanhamento médico pós-cirurgia para recomendações de cuidados com a área operada como, por exemplo, passo a passo para limpeza nasal; 
  • Compressas de gelo para minimizar as ocorrências de edemas (inchaços) e equimoses (hematomas roxos) ao redor dos olhos.
Antes Depois

Indicações

Realizada tanto por motivos estéticos quanto clínicos, a Rinoplastia é indicada para quem busca por tratamentos que realçam a harmonia facial, o que impacta positivamente na autoestima. Além disso, pode ser realizada para correção do septo nasal e turbinectomia (disfunções que dificultam a respiração de forma correta, aumentando crises de alergias, enxaqueca e apneia do sono).  

Perguntas Frequentes

Rinoplastia

Como é feita a Rinoplastia?

O passo a passo da Rinoplastia deve ser planejado de forma personalizada para cada caso. Mas, geralmente, a cirurgia se inicia com o tratamento da parte funcional (como desvios de septo ou dos cornetos). Na sequência, o foco do procedimento se torna a estrutura óssea e, por fim, a correção das imperfeições cartilaginosas. Vale ressaltar que em muitos casos a anestesia é geral, mas dependendo da recomendação médica pode ser apenas por meio da anestesia local com sedação.

Em média, a cirurgia de correção nasal dura em média de duas a três horas. Mas em casos de uma segunda rinoplastia, ou seja, uma correção em nariz já operado, o procedimento pode ser mais complexo e por isso levar até seis horas para ser finalizado. 

A recuperação dessa intervenção cirúrgica pode ser dividida em duas fases: em uma delas, o repouso e cuidados especiais  duram, em média, de 10 a 15 dias e devem ser feitos com as recomendações do cirurgião plástico; já a outra, leva-se em conta o uso de gesso e modelador nasal indicado pelo médico e que deve ser feito por 7 a 9 dias – o retorno às atividades normais, como trabalho, deve ser feito apenas após o fim dessa fase. 

 Vale ressaltar que, raramente, são utilizados tampões nasais para evitar sangramento, a depender da técnica cirúrgica empregada.

A Rinoplastia pode ser realizada a partir de 16 anos, mas alguns fatos devem ser avaliados e levados em consideração, entre eles o fato de que até os 15 anos a parte craniomaxilofacial ainda está em desenvolvimento, sendo o nariz o centro do crescimento facial. Além disso, os pais devem estar envolvidos na escolha e decisão do jovem paciente, prezando sempre pelo bem-estar físico e emocional do adolescente.